🍷 Vinhas velhas de um jovem e ousado projeto! AD 91 pts por menos de 60 reais
Andrea Gillet é uma das personalidades do vinho na atualidade no Chile. Responsável pela linha Crazy Rows, tem como objetivo elaborar vinhos a partir dos vinhedos centenários e patrimoniais do Chile, como a uva Carignan.
O Vale de Itata, de onde vem as uvas do Crazy Rows, é surpreendente e uma das apostas para o futuro do vinho chileno. A região possui uma camada de solos graníticos milenares que não se encontra em outras localidades, o que torna este terroir único e realmente distinto.
Itata foi uma das primeiras grandes regiões vinícolas do Chile, estabelecida em meados do século XVI, quando os espanhóis chegaram e criaram o porto de Concepción. Os vinhedos se proliferam ao norte, na fronteira com o Vale do Maule, e ao sul, onde está Bio-Bio, o que forma o Secano Interior do Chile, uma zona repleta de colinas onduladas e vales íngremes. Essa característica dá aos produtores a inesgotável possibilidade de explorar os microclimas e os microssítios que se estendem feito uma colcha de retalhos semelhante aos crus de Borgonha.
Tinto elaborado exclusivamente a partir de uvas Cabernet Franc, com estágio de 14 meses em carvalho francês, sendo 52% em barricas (10% novas) e 48% em foudres de 1.200 litros. De ótima tipicidade, mostra notas florais, de especiarias picantes e de ervas envolvendo suas frutas vermelhas e negras maduras no ponto certo, tudo sustentado por vibrante acidez e taninos firmes e tensos. Tem final suculento e sedutor, com toques de ameixas, de amoras e de tabaco.
Este exemplar recebeu AD 91 pontos pela Revista ADEGA e os mesmos 92 por Patricio Tapia no Guia Descorchados.