Terroir engarrafado 🍷 AD 96 Pontos
O produtor Francisco Baettig, antes de ter sua própria vinícola, a Baettig Wines, foi enólogo responsável por três dos vinhos mais emblemáticos do Chile: Don Maximiano, Seña e Viñedo Chadwick, com várias safras merecedoras de 100 pontos pelos críticos internacionais. Considerado um dos responsáveis pela transformação dos vinhos chilenos em ícones mundiais, é um dos maiores especialistas de seu país, e desbravador das novas possibilidades enológicas e terroirs.
Seu vinhedo está em Traiguén, no Malleco, onde o clima fresco produz vinhos com incrível estrutura, frescor e complexidade. O sol sempre presente aporta ao vinho maravilhosas notas concentradas de frutas puras. Baettig sabe como ninguém trabalhar a uva da Borgonha e extrair dela seu melhor de acordo com cada tipo de terroir. Cada garrafa do Baettig contém uma informação precisa da safra e da personalidade de cada vinhedo.
Branco elaborado exclusivamente a partir de uvas Chardonnay cultivadas no vinhedo Los Suizos, na D.O. Traiguén, em Malleco, com fermentação espontânea (sem adição de leveduras) e estágio de 10 meses em barricas de carvalho francês de 400 litros, sendo 10% novas. Austero nos aromas e nos sabores, mostra sua fruta branca e cítrica de modo mais contido e acompanhada de notas florais, de ervas e de especiarias brancas, tudo sustentado por acidez elétrica, textura firme e cremosa e final longo e profundo, com toques de umami, de cinzas frias e de limão siciliano. Impressiona pela precisão e pelo equilíbrio do conjunto.
Multi pontuado, recebeu AD 95 pontos pela revista ADEGA, 96 pontos por Robert Parker e 96 pontos pelo Guia Descorchados.