Supertoscano de Biondi Santi AD 93 pts por menos de R$ 388

O vinho Sassoalloro é um supertoscano produzido por Biondi Santi com um clone próprio de Sangiovese desenvolvido na propriedade por sua equipe de pesquisadores. E uma coisa é certa, ninguém trabalha melhor a Sangiovese que Biondi Santi.

A Sangiovese é a uva mais plantada da Toscana, conhecida e cultivada desde a Idade Média. Segundo os enólogos, ela apresenta o mesmo grau de dificuldade que a Pinot Noir e produz um vinho orientado para o terroir.

Existem várias teorias sobre a origem do nome Sangiovese, sendo a mais popular 'sanguis Iovis' ou sangue do deus Júpiter, Iovis, em italiano medieval.

O registro mais antigo é com a grafia Sangiogheto, por G. Soderini em 'Coltivazione toscana delle viti e d'alcuni alberi', uma obra voltada à viticultura datada de 1590.

 

Um estudo de 2004, do Prof. Attilio Scienza, demonstrou que o Sangiovese é resultado do cruzamento entre as variedades Ciliegiolo toscano e a Calabrese di Montenuovo, que deve ocorrido quando houve um retorno da estabilidade política e econômica na região central da Itália por volta do ano 900 dC.

Nos anos de 1980, Franco Biondi Santi iniciou uma seleção clonal de suas vinhas mais antigas de onde resultou a variedade Sangiovese BBS/11, ou Brunello Biondi Santi, videira n°11.

É dessa seleção clonal que sai o fantástico tinto Sassoalloro de Biondi Santi.

 

Promoção Válida até 20/07/2023

O Sassoalloro 2020 é elaborado exclusivamente a partir de uvas Sangiovese BBS11, cultivadas na zona de Grosseto, em Scansano, com estágio em barricas de carvalho francês durante 14 meses.

De ótima tipicidade, mostra notas terrosas, de ervas secas e de especiarias envolvendo suas frutas vermelhas maduras. Mas, é na boca que merece atenção, com seus taninos firmes e de textura de giz, sua refrescante acidez e seu final refinado e persistente, com toques de groselhas, de cerejas, de tabaco e de camurça, que convidam a uma segunda taça.

Entre as melhores versões de Sassoalloro, senão a melhor provada pelos degustadores da Revista ADEGA até o momento. Ainda está jovem e tem tudo para ficar ainda melhor nos próximos 10 anos.

Esta safra recebeu AD 93 pts.

 

Garanta esse Vinho