Chardonnay AD 95 pts de terroir extremo

No distante ano de 1520 a missão do navegador português Fernão de Magalhães, a serviço da coroa espanhola, chegava aos mares antárticos da Argentina. Ao se aproximarem da costa, a tripulação avistou alguns nativos e se impressionaram com o tamanho dos seus pés (na verdade usavam sapatos feitos de couro de Guanaco, um parente da lhama) e, segundo a lenda, gritaram “patagones”. Assim, segundo conversa de marinheiro, surgiu o nome da província da Patagônia. Mística e exótica, a região é considerada uma das mais belas e intocadas paisagens do mundo.

Neste terroir, as vinhas desfrutam de longas horas de sol que emana de um céu azul sempre brilhante. Ao anoitecer a temperatura cai drasticamente e garante a amplitude térmica e o descanso das videiras. Pela manhã, a neblina aos poucos se esvai e o sol volta a imperar sozinho no céu, e o ciclo recomeça.

Este clima alinhado ao solo rico em minerais se tornou um habitat perfeito para variedades de ciclo curto como a uva branca Chardonnay. A Patagônia, bela e selvagem, é uma joia na coroa da viticultura argentina.

 

 


Eu Quero

 

Elaborado com uvas cultivadas em Chubut, na Patagônia Extrema, o Otronia Block III & VI Chardonnay 2019, não passa por fermentação malolática, e estagia por 16 meses em foudres de carvalho francês.

A safra de 2019 se apresenta ainda mais tensa e vibrante que a de 2018, com uma acidez elétrica e textura cremosa ditando as regras. A degustação revela aromas de frutas brancas e cítricas frescas, acompanhadas de notas florais e de ervas. Austero e vertical, não faz nenhuma concessão à madurez ou ao dulçor. Tem final afiado e profundo, repleto de limão tahiti, além de toques salinos e de umami.

Diferente e extremo, assim como o lugar de onde vem. Este excepcional Chardonnay recebeu AD 95 pts pela Revista ADEGA.

 

Compre Agora