Supertoscano AD 91 pts em 3x de R$ 65
Entre Livorno e Grosseto, acompanhando a faixa costeira, está Maremma, uma denominação relativamente nova, com cerca de 50 anos de idade.
No passado não havia vinhedos na região, pois era pantanosa e dedicada ao porco silvestre e à pastagem de gado de grande porte, como o chiana, famoso pela bisteca imensa. Nos anos de 1950 (leia-se pós guerra e plano Marshall), a região costeira da Toscana recebeu muito investimento em infraestrutura.
Surgiram novas estradas e os serviços de drenagem passaram a apoiar a população que, de tempos em tempos, ainda hoje sofre com as inundações. Houve, desde então, mudanças consideráveis para a zona, inclusive a chegada da viticultura nos anos de 1960.
Bastante plana, predominam os solos argilosos-arenosos, estéreis e pedregosos de marga calcária e rocha vulcânica. Na costa, o clima tem influências refrescantes do Mediterrâneo, que combinado com o solo forma uma excelente condição para desenvolvimento de grandes vinhos.
Quem não se lembra dos Supertoscanos?
Excelente vinho tinto composto de Sangiovese (80%) e Merlot (20%), com estágio entre 10 e 12 meses em barricas de segundo uso de carvalho francês.
Mostra frutas vermelhas e negras envoltas por notas florais, de ervas e de especiarias doces, que aparecem tanto no nariz quanto na boca, tudo apoiado por taninos firmes e de textura arenosa e por refrescante acidez, que conferem fluidez e profundidade ao vinho.
Gastronômico por natureza, tem final suculento e persistente, com toques terrosos, de groselhas e de cerejas.
Este sensacional exemplar recebeu AD 91 pts pela Revista ADEGA. Best Buy para quem aprecia o estilo supertoscano.