Revolucionário e encantador vinho de Michel Chapoutier | AD 91 pts
Michel Chapoutier é um dos mais prestigiados enólogos da França. Sua consolidação como uma das figuras mais importantes do mundo do vinho se deu à frente de sua empresa familiar, fundada por seu antepassado Marius Chapoutier, em 1808.
Desde que assumiu a propriedade, em 1990, trouxe inovações para os negócios da família, como a introdução da agricultura biodinâmica e o lançamento de vinhos premium produzidos nas principais denominações do Rhône (Hermitage, Côte-Rôtie e Châteauneuf-du-Pape), todos a partir de vinhas muito velhas. Inovador e revolucionário, Michel, buscou novos desafios e nos brindou com um tinto oriundo da mais vibrante região da Europa no momento, o Languedoc-Roussillon, localizado no sul da França, estende-se do vale do Ródano, no leste, até a fronteira espanhola no sudoeste. Durante séculos essa região ensolarada, voltada em forma de anfiteatro para o Mar Mediterrâneo, dedicou-se à produção de volumes enormes de vinhos de mesa populares e baratos. A partir dos anos 1990, quando um novo foco na qualidade começou a surgir, a cara do vinho Languedoc-Roussillon mudou drasticamente. Hoje, nomes como St Chinian, Faugères, Corbières, Pic St Loup e Terrasses du Larzac produzem vinhos cada vez mais notáveis.
Languedoc-Roussillon, é uma região onde a liberdade para a criação de blends e a riqueza de terroir permitem a produção de vinhos, únicos, modernos, prém ricos em tradição como apresenta a linha Marius By Michel Chapoutier.
Tinto composto a partir de Grenache e Syrah, sem passagem por madeira. Nessa edição, mostra-se mais tenso, fresco e vibrante. Repleto de frutas vermelhas e negras acompanhadas de notas florais, terrosas e de ervas, com sua ótima acidez e seus taninos de textura de giz conferindo sustentação e equilíbrio ao conjunto. Tem final cativante, com toques de ameixas e de amoras, que pedem a companhia de carnes vermelhas mais magras grelhadas.
Esta safra foi avaliada com AD 91 pts pela Revista ADEGA.