Catena Zapata faz Homenagem ao Brasil ūüćá Edi√ß√£o Exclusiva

Nicol√°s Catena Zapata come√ßou a administrar a vin√≠cola da fam√≠lia em meados dos anos 60, de acordo com as antigas tradi√ß√Ķes italianas. Na d√©cada de 1980, Nicol√°s teve a oportunidade de vivenciar em primeira m√£o a revolu√ß√£o do vinho no Napa Valley. Uma nova gera√ß√£o de produtores californianos decidiu produzir vinhos de qualidade como os franceses faziam em Bordeaux. Ao voltar para Mendoza, no fim dos anos de 1980, tinha absoluta confian√ßa no terroir de Mendoza, e ent√£o concentrou-se na melhoria da gest√£o da vinha e das t√©cnicas de vinifica√ß√£o, atrav√©s da utiliza√ß√£o de a√ßo inoxid√°vel, da realiza√ß√£o de sele√ß√£o clonal e √™nfase na qualidade do envelhecimento em carvalho. Assim nasceu uma das mais brilhantes vin√≠colas da atualidade, digna de ser reconhecida como "A Vin√≠cola #1 do Mundo" pela World's Best Vineyards de 2023.

O DV Catena Tinto Histórico 2020 é uma homenagem de Nicolás Catena Zapata aos 200 anos do ato de Independência do Brasil e resgata os vinhos de guarda elaborados por Domingo Vicente Catena, pai de Nicolás Catena e famoso por ser o "mestre dos assemblage".

 

 

 

Eu Quero

 

Homenagem de uma das mais reconhecidas vinícolas do mundo aos 200 anos do ato de Independência do Brasil, ocorrido em 7 Setembro de 1822, resultou nesse tinto composto a partir de uvas 75% Malbec, 19% Bonarda e 6% Petit Verdot, advindas de vinhedos em 4 altitudes diferentes, El Mirador (750 metros), Lunlunta (920 metros), Eugenio Bustos (1.090 metros) e Gualtallary (1.450 metros), com estágio entre 12 e 14 meses em barricas de carvalho francês. Bem feito em seu estilo de maior concentração e de madurez, mostra frutas vermelhas e negras acompanhadas de notas florais, de ervas e de especiarias, que se confirmam na boca. Carnudo e gostoso de beber, tem boa acidez e taninos firmes e de grãos finos, que trazem equilíbrio ao conjunto. Seu final é persistente e cheio, com toques de ameixas e de alcaçuz.

Este Catena recebeu 94 pontos do Guia Descorchados e 93 pontos de James Suckling.



 

GARANTA ESTE TESOURO