Murieta: 170 anos e AD 95 pts.

Luciano Francisco Ramón Murrieta García Ortiz Lemoine, nascido em Arequipa, no Peru, de uma família de comerciantes e navegadores de Vizcaya, também é conhecido como o primeiro Marqués de Murrieta. Luciano, que viveu entre a Península Ibérica e a América do Sul, seguiu carreira militar, num período de grande inquietação política na Europa, guerras de independência nas Américas, e desenvolvimento tecnológico em todo o mundo, e entraria para história com outro feito

No ano de 1852, quando nascia na catalunha o arquiteto Antoni Gaudí, e que no Brasil eram fundadas as cidades de Teresina, Mossoró, e São José do Rio Preto, Luciano de Murrieta fundava o que viria a ser uma das mais tradicionais e respeitadas vinícolas da Rioja e de toda a Espanha.

 

 

Pragmático, anos antes, estudou viticultura e adegagem, em Bordeaux, porém, diferentemente de Bordeaux, usou carvalho americano e deixou os vinhos amadurecerem por mais tempo em barrica. Tornado Marqués de Murrieta, em 1872, quando a filoxera devastava a França e a Itália, e a Guerra Franco-Prussiana, entre Napoleão III e Guilherme I, chegava ao fim, Luciano Murrieta adquiriu o terreno onde mandou construir o seu próprio castelo, o Château Ygay ou Castillo Ygay.

Quase dois séculos após sua fundação, a vinícola recebeu o prêmio internacional “Best Of 2023” como a melhor vinícola do mundo na prestigiosa cerimônia organizada pela “Great Wine Capitals Global Network”, e sua enóloga, María Vargas, foi eleita a "Melhor enóloga do mundo" no Women in Wine Spirits Awards 2021, além de ser uma das melhores vinícolas com o maior número de pontos por Robert Parker. O Castillo de Ygay Gran Reserva Especial 2010 foi o melhor vinho da Espanha com AD 97 pts no Guia ADEGA ESPANHA 2021 e vinho do ano pela Wine Spectator.

O Marqués de Murrieta, com sua visão e ímpeto, desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da Rioja como uma excepcional região vitivinícola.

 

Promoção Válida até 25/05/2023

 


Eu Quero

 

Com sede em Rioja Alta, a famosa propriedade Ygay possui 300 hectares cobertos por vinhedos de Tempranillo, Graciano, Mazuelo, Garnacha e Viura. O Marqués de Murrieta Gran Reserva 2015 vem do vinhedo La Plana, formado de vinhas antigas, e em anos muito especiais boa parcela desta vinha é dedicada a elaborar o Castillo Ygay Especial. Este Gran Reserva leva Tempranillo, e parcelas menores de Graciano, Mazuelo e Garnacha com 27 meses de amadurecimento em barrica de carvalho.

A safra, que recebeu AD 95 pts da Revista ADEGA, 96 pontos de Tim Atkin e 94 pontos de Robert Parker, entrega um vinho nobre, com aroma delicado que lembra cereja preta, raspas de laranja cristalizada, baunilha tostada e alcaçuz. No paladar é preciso, firme e suculento com notas minerais que lembram grafite. O fim de boca revela muita fruta seca e notas de cedro com taninos muito polidos e finos.

Compre Agora