Harmonização - Por onde começar?
Todo vinho, por mais delicioso que seja quando degustado solo, está em busca de seu parceiro: o prato ideal. Ou seria o contrário? Nessa deliciosa dúvida, apresentamos mais uma gama super especial em nosso ADEGA Online, a seleção Gourmet.
Nela você poderá encontrar vários produtos de alta gama que facilitarão suas escolhas de harmonização e, com isso, vivenciar uma experiência ainda mais completa com seus vinhos.
Mas como saber se o vinho e o alimento são compatíveis? Não há respostas ou regras definitivas, mas há alguns princípios que, se observados, podem diminuir as chances de erro. O vinho certo deve realçar o sabor da comida e a comida pode trazer à tona características únicas de um vinho. Mas harmonizar de verdade pode ser muito simples ou extremamente complexo.
Harmonizar vinhos é, como dizem, tarefa fácil no atacado e difícil no varejo. Tintos com carne, brancos com peixe? Nem sempre!
A beleza da harmonização está exatamente nesta experiência única e surpreendente que só os prazeres do vinho e da comida podem proporcionar.
Para começar, vamos mostrar algumas sugestões que adoramos, com foco nos temperos e molhos que marcam o perfil dos pratos:
1. Shiraz + Filé Apimentado: A Shiraz cultivada em regiões mais quentes traz uma nota deliciosamente picante, que lembra pimenta negra e que combina muito bem com pratos apimentados ou condimentados. Nossa sugestão é provar o Two Hands Bella's Garden Barossa Valley 2016 AD 93pts, um grande Shiraz autraliano com um belo filé preparado com o Mix de Pimentas Collítali .

2. Viognier + Risoto Vegetariano: A Viognier, com suas nuances de fruta de caroço e flores brancas e com bom volume de boca e funciona muito bem para pratos que tenham bom teor de gordura, como é o caso dos risotos. Se optar com um risoto sem proteína animal ele é perfeito para valorizar o vegetal escolhido e ainda é uma ótima chance de sair das uvas mais usuais. Nossa sugestão é o Madrigal Viognier 2016 AD 93pts e, como ingrediente base do prato, o Arroz Carnaroli La Pastina.

3. Tintos Italianos + Pasta com Molhos de Tomate Diversos: Quem manda na combinação é o molho! A grande dica é buscar vinhos mais encorpados e complexos para molhos com mais textura pelo uso de proteína e quantidade de gordura. Já um molho apenas com tomates, pede um vinho mais leve e com boa acidez. Para os dois casos, temos ótimas opções em nosso site:
- Para o Molho Gorgonzola La Pastina, nossa sugestão é o Pinino Rosso di Montalcino 2018 AD 91pts, com boa estrutura para este molho com mais gordura.

- Já para o Tomate Pelati Orgânico La Pastina o Poggiotondo Organic Sangiovese 2017, AD 90pts com breve passagem em recipientes grandes de madeira e muito frescor é a melhor pedida!
Tenha em mente que quanto mais complexos os sabores de um prato, mais difícil é encontrar um vinho que case perfeitamente com ele. Mas não se preocupe, a viagem por este mundo é de contínuo aprendizado.