Destaque do Douro ūüćá no ADEGA Portugal Guia de Vinhos 2023

O Vale do Douro está localizado numa imensa faixa de granito e xisto que cobre toda a sua extensão, da Espanha até a cidade do Porto. Por milênios o rio Douro arranha essa superfície e nas suas encostas a viticultura floresceu. O xisto é uma rocha metamórfica semelhante à ardósia, rico em nutrientes, também possui ótima retenção de água.

Essas rochas n√£o s√£o boas para a maior parte da agricultura, mas as vinhas adoram porque s√£o solos de boa drenagem que permitem que as ra√≠zes da videira penetrem profundamente em busca de um abastecimento de √°gua constante. Nos ver√Ķes quentes do Douro isto √© vital. A natureza relativamente pobre desses solos resulta num vigor naturalmente baixo, o que √© importante para a produ√ß√£o de vinhos nobres.

Destaque da região do Douro no ADEGA Portugal Guia de vinhos, o Proibido Grande Reserva 2020 está em promoção no ADEGA Online:

Eu Quero

Tinto elaborado exclusivamente a partir de Vinhas Velhas, entre 40 e 80 anos, cultivadas em Vila Nova de Foz C√īa, no Douro Superior, com fermenta√ß√£o espont√Ęnea (sem adi√ß√£o de leveduras ex√≥genas) e, posterior, est√°gio de 15 meses em barricas usadas de carvalho franc√™s. Austero nos aromas e franco nos sabores, mostra notas florais, de ervas e de especiarias doces envolvendo suas frutas vermelhas e negras maduras no ponto certo. Mas, √© na boca que merece aten√ß√£o, com seus taninos tensos e de gr√£os finos e sua refrescante acidez ditando as regras e conferindo fluidez e profundidade ao vinho. Preciso, tem final persistente, com toques terrosos, florais, de ameixas, de cassis, de grafite e de alca√ßuz. Um Douro de carteirinha, que alia magistralmente concentra√ß√£o e finesse.

APROVEITE AGORA