🍷Bordeaux chileno.

Localizado a cerca de 150 km ao sul da capital chilena, Santiago, o Vale de Colchagua tem mais de 33.000 ha de vinhedos que vão da Cordilheira dos Andes até a Cordilheira da Costa, nas praias do Oceano Pacífico. As três zonas – Andes, Entre Cordilheiras, e Costa – têm relevos e climas muito diferentes entre si, e por isso apresentam uma diversidade emocionante de estilos de vinho.

Peralillo, de onde vem este sensacional Cabernet Franc da Los Vascos, é uma pequena sub-região produtora de vinho composto na sua maioria por vinhedos da Barons de Rothschild (Lafite), de Bordeaux, e fica na parte mais ao norte da província de Colchagua, na fronteira com o Vale de Cachapoal.

O clima pode ser classificado como mediterrâneo, com verões quentes e secos e invernos frios. A luz solar intensa durante o dia é seguida por noites mais frias, o que retarda o amadurecimento das uvas e leva ao desenvolvimento de sabores ricos em frutas silvestres com acidez refrescante. Este é um dos mais perfeitos terroirs para a uva Cabernet Franc que compõe este exemplar da Los Vascos.

Este foi o comentário de Patricio Tapia no Guia Descorchados para este vinho sensacional. “Este Cabernet Franc da Los Vascos, de Peralillo, (Colchagua), foi plantado em 2013 sobre as ladeiras de granito da propriedade, de onde selecionaram as uvas para 36.000 garrafas apenas, de um vinho que é muito típico, com suas notas de tabaco, ervas finas e frutas vermelhas maduras. Em boca é tenso e suculento, rico em acidez e com taninos incisivos que são quase uma marca registrada da Cabernet Franc. Esta é uma excelente amostra, além de um vinho delicioso para acompanhar churrascos, empanadas e tudo o mais que envolve uma parrilla".

O Los Vascos Cromas Cabernet Franc 2021 recebeu 93 pontos do Guia Descorchados e 92 de James Suckling.