🍷 Domaines Barons de Rothschild e o Cabernet no Vale de Colchagua.

No final da década de 1980, os Domaines Barons de Rothschild (Lafite) foram os primeiros entre os grandes nomes do vinho francês a acreditarem no potencial do terroir chileno para produzir vinhos de excepcional qualidade e investirem no país. Encontraram no Vale de Colchagua, cerca de 200 km a sudoeste de Santiago, entre a Cordilheira Costeira e a majestosa Cordilheira dos Andes, a propriedade ideal que foi adquirida de uma família basca, o que explica o nome da vinícola (Los Vascos).

Um local de clima mediterrâneo e terroirs privilegiados, onde predominam as temperaturas mais baixas de Colchagua e onde os vinhedos se beneficiam da influência fria do Oceano Pacífico, principalmente os de Cabernet Sauvignon. Originária de Bordeaux a casta é uma das variedades mais conhecidas e consumidas no Novo Mundo. E não é diferente no Chile. Seja em forma varietal ou em cortes com Carmenére, Merlot, Syrah ou Cabernet Franc, a Cabernet Sauvignon gera alguns dos melhores exemplares do país.

Ainda nos primeiros anos da vinícola, a equipe técnica dos Domaines Barons de Rothschild (Lafite) realizou inúmeros estudos de terroir, replantando alguns vinhedos e fazendo modificações para otimizar a qualidade das uvas colhidas. Mais de 30 anos depois, a propriedade passava a contar com uvas próprias que certamente estão entre as melhores produzidas no Chile.

A união entre o Vale de Colchagua, berço dos grandes vinhos do Chile, os Domaines Barons de Rothschild, que dispensam comentários, e a Cabernet Sauvignon, a rainha da uvas, resultam no Los Vascos Cabernet Sauvignon 2021. Incrivelmente gastrônmico e elegante, seu longo contato com as borras finas (sur lie), o diexa ainda mais interessante e complexo, oferecendo uma ótima profundidade de fruta e concentração, mesmo sem passagem por barricas, mostrando o inconfundível caráter de sua região. Um Cabernet refinado, que nos convida a uma segunda taça.

O Guia Descorchados de Patricio Tapia, considera neste Cabernet Sauvignon uma excelente relação qualidade/preço, mas não só: ele também proporciona uma visão clara e honesta da variedade quando cultivada num clima ensolarado como o de Colchagua. Os frutos vermelhos maduros são a estrela do espectáculo aqui, embora a sensação de taninos firmes e jovens se faça sentir no palato desde o início. Um Cabernet cheio de energia, do tipo que você precisa para uma costela grelhada.

Este Cabernet Sauvignon, levou 90 pontos do Guia Descorchados e de James Suckling.

APROVEITE AGORA