🍇 Elegância e finesse diretamente do Vale do Leyda.
O Vale do Leyda está localizado na região costeira do Chile, a sudeste dos vales de Casablanca e San Antonio, nas colinas formadas pelas ondulações da cordilheira e pertence geopoliticamente à imensa região do Aconcágua. Em 2002, a região vinícola de Leyda Valley recebeu o status oficial de D.O, Denominação de Origem do Chile. A área que hoje é uma potência vitivinícola já foi conhecida pelas pequenas fazendas de trigo e cevada.
A denominação cobre a face ocidental da Cordilheira da Costa, área rica em batólito, uma espécie de granito formado pelo arrefecimento do magma expelido da crosta terrestre. Esse granito, associado ao calcário e ao clima marítimo confere muito frescor e mineralidade nos vinhos. A uva Syrah, que é muito sensível ao calor e por isso costuma gerar vinhos encorpados e alcoólicos, encontra em Leyda um dos terroirs mais perfeitos para seu desenvolvimento.
A Amayna, que pertence à família Garcés Silva (pioneiros na produção de uvas no Vale do Leyda, nos anos de 1999), soube aproveitar de maneira ímpar esse conjunto de fatores para elaborar o Boya Syrah 2020, um exemplar que surprende pela elegância e finesse.
Tinto elaborado exclusivamente a partir de uvas Syrah, com estágio de 14 meses em barricas de carvalho francês. Apresenta frutas vermelhas e negras frescas, seguidas de notas florais, de ervas e de especiarias picantes, com seus taninos firmes e tensos e sua vibrante acidez ditando as regras. Tenso e fluido, tem final persistente, com toques de amoras, de alecrim e de pimenta negra.
Este exemplar recebeu AD 92 pontos pela Revista ADEGA, além de 91 pontos por Patricio Tapia no Guia Descorchados e 90 pontos de James Suckling.