🍇Chapoutier brilha no Languedoc | AD 91 pts
Michel Chapoutier é um dos mais prestigiados enólogos da França. Sua consolidação como uma das figuras mais importantes do mundo do vinho se deu à frente de sua empresa familiar, fundada por seu antepassado Marius Chapoutier, em 1808.
Desde que assumiu a propriedade, em 1990, trouxe inovações para os negócios da família, como a introdução da agricultura biodinâmica e o lançamento de vinhos premium produzidos nas principais denominações do Rhône (Hermitage, Côte-Rôtie e Châteauneuf-du-Pape), todos a partir de vinhas muito velhas. Inovador e revolucionário, Michel, buscou novos desafios e nos brindou com um tinto oriundo da mais vibrante região da Europa no momento, o Languedoc-Roussillon, localizado no sul da França, estende-se do vale do Ródano, no leste, até a fronteira espanhola no sudoeste. Durante séculos essa região ensolarada, voltada em forma de anfiteatro para o Mar Mediterrâneo, dedicou-se à produção de volumes enormes de vinhos de mesa populares e baratos. A partir dos anos 1990, quando um novo foco na qualidade começou a surgir, a cara do vinho Languedoc-Roussillon mudou drasticamente. Hoje, nomes como St Chinian, Faugères, Corbières, Pic St Loup e Terrasses du Larzac produzem vinhos cada vez mais notáveis.
Languedoc-Roussillon, é uma região onde a liberdade para a criação de blends e a riqueza de terroir permitem a produção de vinhos, únicos, modernos, prém ricos em tradição como apresenta a linha Marius By Michel Chapoutier.
Branco elaborado exclusivamente a partir de Vermentino, sem passagem por madeira, mas mantido em contato com suas borras finas durante cinco meses antes do engarrafamento. Mais uma boa safra desse vinho, que mostra frutas brancas e de caroço acompanhadas de notas florais e de ervas, que aparecem tanto no nariz quanto na boca, tudo apoiado por acidez pulsante e textura firme e cremosa. Tem final cativante, com toques cítricos, de pêras e de pêssegos. Aqui, menos é mais.
Esta safra foi avaliada com AD 91 pts pela Revista ADEGA.

