🍇Catena Zapata faz homenagem ao Brasil em edição exclusiva
Nicolás Catena Zapata começou a administrar a vinícola da família em meados dos anos 60, de acordo com as antigas tradições italianas. Na década de 1980, Nicolás teve a oportunidade de vivenciar em primeira mão a revolução do vinho no Napa Valley. Uma nova geração de produtores californianos decidiu produzir vinhos de qualidade como os franceses faziam em Bordeaux. Ao voltar para Mendoza, no fim dos anos de 1980, tinha absoluta confiança no terroir de Mendoza, e então concentrou-se na melhoria da gestão da vinha e das técnicas de vinificação, através da utilização de aço inoxidável, da realização de seleção clonal e ênfase na qualidade do envelhecimento em carvalho. Assim nasceu uma das mais brilhantes vinícolas da atualidade, digna de ser reconhecida como "A Vinícola #1 do Mundo" pela World's Best Vineyards de 2023.
O DV Catena Tinto Histórico é uma homenagem de Nicolás Catena Zapata aos 200 anos do ato de Independência do Brasil e resgata os vinhos de guarda elaborados por Domingo Vicente Catena, pai de Nicolás Catena e famoso por ser o "mestre dos assemblage".
Patricio Tapia descreve ele como um tinto baseado em 75% de Malbec, é um tinto mendocino generoso em frutas maduras, essa sensação amável dos vinhos de Lunlunta que faz parte das origens deste Tinto Histórico. O lado mais brilhante e de frescor vem das uvas de Gualtallary, mais acima nos Andes, no Vale de Uco, e acaba dominando, aportando frescor e frutas num tinto suculento e fluido, prontopara beber agora.
Este Catena recebeu 91 pontos do Guia Descorchados.

