🍇 Primitivo. A tinta da Croácia.

A uva Primitivo, também conhecida como Zinfandel nos Estados Unidos, é uma variedade amplamente cultivada na região da Puglia, sul da Itália. Estudos dos anos de 1990 determinaram que sua origem é a Croácia, e deve ter sido levada para Itália por monges católicos que circulavam durante a Idade Média nas regiões costeiras do Mar Adriático.

O nome Primitivo tem várias teorias sobre sua origem e significado, o mais aceitável é "primeiro trabalho", ou, por metáfora, "uva que amadurece primeiro". Em croata, seu nome é Crljenak Kaštelanski, ou simplesmente, uva vermelha de Kastela.

Os vinhos produzidos com Primitivo têm como traço característico a estrutura, o alto teor alcoólico, os toques de ameixa e especiarias, geralmente apresentando taninos macios, acidez moderada e tendendo para um sabor mais frutado, que gera uma sensação de doçura mais pronunciada. Diante disso, um ótimo caminho para harmonizações com vinhos de Primitivo, são pratos ricos e suculentos, com sabores intensos como lasanha à bolonhesa e cassoulet. Outra excelente pedida são os pratos picantes da culinária asiática!

Um IGP com belo floral e almíscar numa complexidade rara nos Primitivos, sobretudo nesta faixa de preço. A boca é repleta de framboesa suculenta. Corpo leve e muito bom equilíbrio e um final com café em um vinho de beber e para aproveitar o momento. Um achado.

Este primitivo levou AD 90 pontos pelos degustadores da Revista ADEGA

APROVEITE AGORA