🍇 O vinho do vulcão.

A Donnafugata é uma vinícola familiar siciliana que produz vinhos nas denominações Etna, Contessa Entellina, Vittoria e Pantelleria. Começou sua produção em 1841, porém, hoje, seus vinhos exibem contornos que vem da revitalização da propriedade iniciada nos anos de 1980. Por trás dessa transformação está Josè Rallo, CEO e relações públicas da Donnafugata. Seu trabalho à frente da vinícola conduziu a Donnafugata ao posto de vinícola mais importante da Sicília, além de abrir as portas para dezenas de propriedades familiares e expor o que há de melhor na ilha.

O vinho Donnafugata Sul Vulcano Etna Rosso 2021 vem do leste da Sicília, mais precisamente da encosta norte de Etna, entre Randazzo e Castiglione di Sicilia. O local foi escolhido pois é protegido dos ventos frios pela barreira natural das montanhas Nebrodi e possui uma menor pluviosidade o que favorece uma ótima maturação das uvas. Seus vinhedos estão plantados de 700 a 750 metros de altitude em solos vulcânicos mais arenosos profundos e rico em minerais que permitem forte crescimento das raízes,

Aqui a elegância dos vinhos vulcânicos contam a história da viticultura de montanha caracterizada por um clima continental.

Tinto composto a partir de uvas Nerello Mascalese e pequena porcentagem de Nerello Cappuccio, cultivadas na zona do Etna, com estágio de 14 meses, parte em tanques de aço inoxidável e parte em barricas usadas de carvalho francês. Mais uma ótima safra desse vinho. Chama atenção pelos taninos tensos e de grãos finos e pela sua refrescante acidez, que envolvem suas frutas vermelhas maduras, envoltas por notas terrosas, florais, de ervas e de especiarias doces. Suculento e estruturado, mas também fluido, preciso e refinado, tem final longo, com toques sanguíneos, de groselhas e de cerejas.

A Revista ADEGA conferiu a este exemplar AD 93 pts.

APROVEITE AGORA