🍇 Bierzo, o destino imperdível para os apaixonados por vinho.

Bierzo talvez não seja um dos primeiros nomes citados quando alguém porventura questiona sobre uma denominação espanhola com profusão de vinhos de alto gabarito.

Contudo, nos últimos anos durante as provas para o Guia de Vinhos – ADEGA Espanha, pudemos notar que é preciso ficar de olho nessa região às vezes esquecida. Bierzo fica no noroeste da província de León, na região de Castilla y León, fazendo divisas com as regiões da Galícia e Astúrias e também com Ourense e Lugo.

Acredita-se que as origens da vitivinicultura local sejam muito antigas, pois já havia citações de Plínio, o Velho, e Estrabão que falavam de vinhas na área, originariamente derivada da cidade pré-romana de Bergidum. Mas o “auge” ocorreu durante o período medieval com os monges cistercienses e seus mosteiros, mas especialmente pela região ficar na rota dos peregrinos do Santiago de Compostela.

Depois do surgimento da filoxera, Bierzo teve altos e baixos, com o início da recuperação a partir dos anos 1960, época do surgimento de cooperativas. Em 1989, a denominação de origem foi reconhecida e 20 anos depois, em 2019, criou-se uma classificação de vinhedos similar à da Borgonha, em que alguns “Crus” foram delimitados e hierarquizados.

Tudo isso graças a uma revolução que vem ocorrendo no local, com produtores tradicionais – e também novos – buscando resgatar vinhedos seculares, técnicas e variedades para dar origem a vinhos verdadeiramente excepcionais. Nomes como Raul Perez, Alvaro Palacios e Diego Magaña são alguns dos que vêm fazendo com que Bierzo ganhe destaque internacional.

Esse tinto é majoritariamente elaborado a partir de uvas Mencía, além de pequenas partes de Garnacha Tintorera e Bastardo (Trousseau), advindas de vinhas de idade média de 80 anos, com fermentação espontânea (parte com engaços) em tanques abertos de madeira e posterior estágio de cerca de 12 meses em barris (225 e 500 litros) de carvalho francês. Mais um ótima edição desse vinho, que nessa safra 2021 mostra mais concentração e densidade quando comparado ao 2020, mas com acidez pulsante e taninos firmes e de textura arenosa, que trazem equilíbrio e sustentação ao conjunto. Estruturado e tenso, tem final carnudo e longo, com toques de amoras, de ameixas, de ervas secas, de incenso e de especiarias.

APROVEITE AGORA