🍇 A queridinha do Chile.
A uva Merlot, nativa de Bordeaux, tem sido cada vez mais cultivada no Chile e seu vinho cada vez melhor reputado.
Seu cacho compacto de amadurecimento precoce gera um vinho redondo, macio e muito frutado, e seus taninos são mais suaves que os da Cabernet Sauvignon ou Carménère, variedades com quem é frequentemente cortada.
A variedade Merlot se desenvolve muito bem em climas amenos, e por isso vem sendo cultivada nas zonas mais costeiras do Chile. Quando bem cultivada gera um vinho sedoso e redondo que tem aromas de mirtilo, ameixa madura, notas florais e terrosas.
Sua história no Chile é bem curiosa, e por um século foi confundida com a Carménère, uma variedade que acreditavam estar extinta. No final da década de 1990, pesquisadores da Universidade Davis, da Califórnia, mostraram que a Merlot é descendente da Cabernet Franc e que tem um parentesco com a Carménère, com a Malbec e com a Cabernet Sauvignon, na verdade, sabe-se hoje que todas essas uvas descendem de um antepassado comum.
Abaixo uma super oportunidade para adquirir um Merlot, chileno, por menos de R$ 70 a partir de 6 garrafas:
Tinto elaborado exclusivamente a partir de uvas Merlot, com estágio de 50% do vinho durante 6 meses em barricas de carvalho francês. De boa tipicidade, apresenta notas florais e de ervas envolvendo suas frutas vermelhas e negras de perfil mais fresco, com sua acidez refrescante e seus taninos aveludados ditando as regras e conferindo fluidez ao vinho. Cativante nos aromas e nos sabores, tem final médio/longo, com toques de violetas, de amoras e de ameixas. Grata surpresa!
O time de degustadores da Revista ADEGA conferiu AD 90 pontos para este exemplar de Merlot da Bouchon.