Um vinho, duas uvas e dois vinhedos

Este Catena é elaborado com uvas de dois vinhedos, El Cepillo e La Pirâmide. El Cepillo é um terroir destacado em San Carlos, no sul do Vale de Uco, conhecida como "a geladeira" por ser uma das zonas mais frias da região. A geografia se caracteriza por solos aluviais com calcário marinho, onde um dos destaques é a uva Cabernet Franc, que entra numa parcela deste corte.

Agrelo é uma pequena região localizada no departamento de Luján de Cuyo, e se caracteriza pelos solos franco-arenosos com uma camada mais profunda pedregosa, formada ao longo dos séculos pela erosão do Rio Mendoza.

A união destes dois vinhedos, por Alejandro Vigil, é uma demonstração da arte do perfumista. Este corte recebeu 90% de Cabernet Sauvignon e 10% de Cabernet Franc, mas a proporção pode mudar de acordo com as características climatológicas de cada safra.

Catena Zapata Birth of Cabernet 2021

Catena Zapata Birth of Cabernet 2021 — AD 94 pts
Catena Zapata, Mendoza, Argentina.

Originado de vinhedos de El Cepillo e da sede em Agrelo. Esse Cabernet tem frutas azuis de mirtilos e amoras frescas. Os taninos tem textura doce com belíssima granulosidade. A passagem por concreto é marca desse vinho, assim como a fermentação com eng aços, que colabora com a textura e peso de boca, além de “esfriar” o vinho. Delicioso e longevo. A estrutura é o ponto alto do vinho. Fermentação em ovos de concreto, aço inoxidável e roll fermentadores de carvalho. Um vinho vibrante e poderoso de uma forma equilibrada em uma garrafa que conta uma história.

Este exemplar recebeu AD 94 pts pela Revista ADEGA e 96 pontos por James Suckling.