O Vinho da antiga pedreira romana que recebeu 93 AD pts
O vinho CARM Maria de Lourdes é produzido com uvas de vinhas velhas do Douro Superior, da propriedade Quinta da Urze, próxima da cidade de Foz do Côa. Toda a vinha tem um solo uniforme, xistoso, com inclinação para o Rio Douro, onde, séculos atrás, havia uma pedreira romana.
O microclima quente e seco com solo profundo rochoso resulta em condições extremas, onde a videira lança raízes profundas em busca de água e nutrientes. Esse estresse faz a videira naturalmente selecionar os melhores cachos que nas boas safras chegam à perfeição.
Na antiga casa da quinta encontra-se uma das mais antigas adegas da CARM, com os originais lagares de pedra e antigas prensas de madeira.
O CARM Maria de Lourdes 2018 leva 70% de Touriga Nacional e 30% de Touriga Franca. As vinhas tem uma exposição norte e estão cerca de 650 metros de altitude.
Este exemplar, que recebeu AD 93 pts pela Revista ADEGA, mostra frutas vermelhas e negras de perfil mais maduro acompanhadas de notas florais, de ervas e de especiarias doces, que se confirmam na boca, tudo apoiado por taninos de ótima textura e acidez elétrica. Tem final cheio e persistente, com toques de ameixas, de grafite e da passagem pela madeira por 24 meses.
Este exemplar já dá muito prazer ao ser degustado agora, mas pode evoluir na adega por mais 10 anos.