O Ícone Baronesa P. 2019 é uma homenagem a uma das maiores mulheres da história do vinho

No ano de 1540, o comandante Pedro de Valdivia, foi enviado pelo conquistador Francisco Pizarro, que estava baseado no Peru, ao que seria posteriormente chamado de Valle del Maipo. No ano de 1541, Valdivia fundou oficialmente a cidade de Santiago del Nuevo Extremo, atual Santiago de Chile, e distribuiu aos colonos os primeiros lotes de terra para que trabalhassem a agricultura. Relatos coloniais informam que por volta de 1555, um frei chamado Francisco Carabantes, realizou a primeira vindima na região, prática realizada ininterruptamente até os dias de hoje.

Desde então muita coisa mudou, e o vinho que era produzido pela e para a igreja, proibido aos nativos, e dado em pequenas rações para os colonos, tornou-se uma das maiores e mais importantes indústrias enológicas do mundo. Hoje, a partir de Santiago, os vinhedos se estendem para o leste até a Cordilheira dos Andes, e para o oeste, até a Cordilheira da Costa, e formam as 3 áreas vitivinícolas do vale, o Alto Maipo, o Maipo Central, e o Maipo Costeiro. No Valle del Maipo se encontram as mais antigas, maiores, e as mais desenvolvidas vinícolas chilenas, na vanguarda enológica e da viticultura.

O cuvée Baronesa P, produzido pela Escudo Rojo, que presta homenagem à sua criadora Baronesa Philippine de Rothschild, foi desenvolvido nesse terroir espetacular.

 

  


Eu Quero

 

Baronesa P. é resultado de uma seleção de uvas dos melhores micro-terroirs analisados pela equipe de agrônomos e enólogos da Escudo Rojo, braço chileno do grupo Baron Philippe de Rothschild, desde 1999, quando a vinícola se instalou no Valle del Maipo. Ao longo de dezenove anos, e depois de produzir inúmeros lotes para testes, o blend foi refinado até chegar ao cuvée ideal, à altura do nome da madame do vinho de Bordeaux, a Baronesa Philippine de Rothschild.

Considerada uma das melhores safras dos últimos anos, 2019 rendeu um vinho ambicioso e de alta qualidade. Composto de 78% Cabernet Sauvignon, 6% Carménère, 6% Petit Verdot, 5% Cabernet Franc e 5% Syrah, amadurecidos por 15 meses em barricas de carvalho francês, o Baronesa P. 2019 impressiona pela nitidez com que traduz o melhor estilo da uva Cabernet Sauvignon do Maipo.

Exuberante, entrega nuances florais, de ervas finas e de especiarias doces que envolvem as notas de fruta que lembram ameixas e amoras. Suculento, tem acidez refrescante e taninos finos que trazem equilíbrio ao conjunto polido e refinado. O final persistente evoca lembrança de violetas, alcaçuz e grafite. A safra recebeu AD 94 pts pela Revista ADEGA e 95 pontos pelo Guia Descorchados.