Clássico ícone do Chile lança nova safra, e recebe 95pts da ADEGA.

Em 1883, Don Melchor Concha y Toro levou da França para o Chile mudas de videiras. Don Melchor plantou em Pirque, aos pés da Cordilheira dos Andes, estas mudas originárias de Bordeaux. Assim começava a história de uma das maiores vinícolas do mundo, a Concha y Toro.

A vinícola chilena, na safra de 1987, lançou um dos consagrados ícones da América do Sul, o Don Melchor.

Em 2019 este rótulo em homenagem ao fundador da empresa deu mais um passo e ao estilo dos chateaux franceses se tornou um domain próprio: Viña Don Melchor, capitaneada pelo genial Enrique Tirado.

Enrique começou a trabalhar com a equipe de Don Melchor em 1995, assumiu sua enologia em 1997 e se dedica a este vinho desde então. Ele recebeu a missão de cuidar do já icônico vinho, não se satisfez em mantê-lo grande e trabalhou duro para fazê-lo ainda maior.

Don Melchor continua com sua alma de Cabernet Sauvignon que colocou o Chile no mapa do mundo vitivinícola e foi recebendo em seu corte variedades como Cabernet Franc, Merlot e Petit Verdot.

Seu terroir, Puente Alto, ganhou fama por ser o berço de ícones como Don Melchor, Almaviva, Seña e Chadwick (todos vizinhos).

Enrique Tirado, enólogo responsável pelo Don Melchor desde 1997

Nascido em excepcionais lotes do Alto Maipo, Don Melchor 2020 é um verdadeiro corredor de maratonas e a safra 2020 foi capaz de conciliar a tradição com um olhar para o futuro.

Uma versão untuosa e ampla de Don Melchor, sedutora, refinada e precisa. Está muito prazerosa agora, mas deve ficar ainda melhor nos próximos 20 anos.

Aproveite o lançamento no marketplace ADEGA Online e leve este tesouro agora mesmo para sua adega.

 

 


Eu Quero

 

Avaliação
Revista ADEGA - AD 95 pts

Tinto composto a partir de 92% Cabernet Sauvignon, 6% Cabernet Franc, 1% Merlot e 1% Petit Verdot, com estágio de 15 meses em barricas de carvalho francês, sendo 71% novas e 29% de segundo uso. O ano mais quente de 2020 mostra-se em suas frutas vermelhas e negras de perfil mais maduro, seguidas de notas florais, de ervas e de especiarias doces, com sua ótima acidez e seus taninos firmes e de grãos finíssimos trazendo sustentação e fluidez ao conjunto. Uma versão untuosa e ampla de Don Melchor, mas também sedutora, refinada e precisa. Tem final cheio, nítido e persistente, com toques de cassis, de amoras, de grafite e de alcaçuz. Está muito acessível agora, mas deve ficar ainda melhor nos próximos 20 anos. Álcool 14,6%.

Degustado em 30/05/2023 por EM