🍷 Alsácia. Nobreza e antiguidade.
A Alsácia é uma região que além de bela tem muitos vinhos sensacionais, a maioria baseada em uvas brancas como a Riesling, a Gewürzatraminer, a Pinot Gris, entre outras. Apesar de antiga, seus vinhos são poucos consumidos no Brasil, mas o destaque de hoje, que vem da F. Hugel, é uma excelente oportunidade de conhecer essa nobre região da fronteira da França com a Alemanha.
Fundada em 1639, na Alsácia, a Hugel é uma das vinícolas mais antigas da Europa sob comando familiar. Localizada na belíssima aldeia medieval de Riquewihr, a propriedade tem cerca de 30 hectares, onde o solo tem camadas profundas de sílex e rocha quebrada que geram vinhos exuberantes com aromas picantes cítricos com notas florais e minerais.
A trajetória da Hugel através dos séculos representa a paixão e o cuidado com a produção, valores que tornaram famosos em todo o mundo suas garrafas de gargalo comprido com o marcante rótulo amarelo.
Branco composto a partir de uvas de Gewurztraminer 33%, Sylvaner 30%, Pinot Blanc 17%, Pinot Gris 7%, Riesling 7% e Muscat 6%, advindas de vinhedos de mais de 25 anos, sem passagem por madeira. Mais um ano desafiador na Alsácia, o 2022 foi de temperaturas mais extremas, o que se percebe no perfil de maior madurez de suas frutas brancas e de caroço, mas com ótima acidez, que traz equilíbrio ao conjunto e fluidez ao vinho. Chama atenção pela textura firme e cremosa, pelo ótimo volume de boca e pelo final cheio e persistente, com toques florais, cítricos, de pêssegos, de pêras, de especiarias picantes e de umami.
Este aromático blend da Alsácia levou AD 92 pontos pelo time de degustadores da Revista ADEGA.