🍷 A excelência da Tannat, em solo uruguaio | Garzón AD 93 pts

A Bodega Garzón é um empreendimento do bilionário argentino Alejandro Bulgheroni, onde se cercou de duas feras, o genial enólogo Alberto Antonini e Christian Wylie como general manager da vinícola. Em 2006, comprou os 2.200 hectares de Garzón, dos quais grande parte está destinada ao cultivo de amêndoas e oliveiras para a produção de azeites na região de Maldonado.

As vinhas de Garzón fogem do usual. Tratam-se de um mosaico de pequenos vinhedos, mais especificamente 1.000 deles com, em média, 0,2 hectare cada um a fim de aproveitar cada recorte de acordo com sua característica de terroir para as diferentes variedades. Em pouco tempo, Garzón desenvolveu vinhos que prontamente se tornaram ícones e, além disso, a vinícola já recebeu prêmios como a melhor do mundo em termos de enoturismo.

O Garzón Single Vineyard Tannat é definitivamente um dos grandes Tannats elaborado em solo uruguaio. Proveniente de um vinhedo com clima mais ameno, com declives pronunciados e solos finos com excelente drenagem, proporcionados pela predominância do balasto em suas camadas superiores, permite que seu vinhedo de clima frio produza uma expressão muito distinta, equilibrada e única de Tannat.

Tinto elaborado exclusivamente a partir de uvas Tannat, cultivadas em solos graníticos na zona de Maldonado, com fermentação em tanques de cimento de 80 hectolitros e posterior estágio entre 12 e 18 meses em tonéis de carvalho francês sem tostar. Mais uma ótima versão desse vinho, que reafirma o estilo fluido e menos extraído da casa, em que a acidez refrescante e os taninos firmes e de textura arenosa trazem equilíbrio a todas suas frutas vermelhas e negras maduras, seguidas de notas florais, de especiarias, de ervas frescas e de alcaúz. Para as carnes vermelhas mais gordurosas grelhadas.

Este safra recebeu AD 93 pts pela Revista ADEGA, 94 pontos pelo Guia Descorchados e 93 pontos por James Suckling.

APROVEITE AGORA