đ Petit Caro, o vinho da Catena & Rothschild
A Bodegas Caro Ă© um empreendimento que tomou vida em 1998 pela Domaines Barons de Rothschild, da França, em conjunto com a vinĂcola Catena. O entusiasmo nascido dessa ideia se materializou rapidamente no projeto para atingir uma linha de quatro vinhos fruto da aliança de duas culturas, francesa e argentina, com dois varietais â Malbec e Cabernet Sauvignon â e a experiĂȘncia das duas casas. A famĂlia Catena, a grande referĂȘncia do vinho argentino desde 1902, tem aproveitado seu profundo conhecimento de vinhedos de altitude em Mendoza e a paixĂŁo pela uva Malbec para localizar os melhores terroirs e produzir as melhores uvas da Argentina. A Domaine Barons Rothschild (Lafite) trouxe a sua experiĂȘncia ao longo de um sĂ©culo de Cabernet Sauvignon e a arte de elaborar grandes vinhos atravĂ©s da combinação de diferentes varietais.
O vinho Petit Caro Ă© um irmĂŁo menor do cultuado tinto Bodegas Caro. A combinação de dois terroirs, Lujan de Cuyo e Altamira, a partir da seleção de vinhas velhas (principalmente de Malbec), deram vida a um vinho deliciosamente argentino e ao mesmo tempo bordalĂȘs.
Neste blend predominam as uvas de Gualtallary e Altamira (ambas do Vale de Uco), embora haja uma percentagem próxima de 1% de Ancellotta proveniente de Agrelo, zona tradicional do DOC Lujån de Cuyo. No total, o blend é 69% Malbec, 30% Cabernet e o restante é Ancellotta. Metade foi envelhecida em barricas de carvalho e a outra metade em tanques de concreto. A sensação de taninos firmes junta-se a sabores de frutas negras e algumas especiarias. à suculento, intenso, elegante e repleto de camadas.
Este blend recebeu 92 pontos por Patricio Tapia no Guia Descorchados.