🍇Cabernet Franc 92 pontos, com assinatura de Susana Balbo.
Mendoza é uma das mais notáveis regiões vinícolas da América do Sul, e o Vale do Uco é uma de suas sub-regiões produtoras quem vem tendo grande destaque nos últimos anos. O Vale estende-se por três departamentos: Tupungato, Tunuyán e San Carlos. Hoje nosso destaque vem de uma zona que pertence a Tunuyán, que está localizado no coração do Vale do Uco, à aproximadamente 82 quilômetros da cidade de Mendoza. Uma zona de altitude, onde algumas áreas chegam a estar a 1.500 metros acima do nível do mar, às margens do rio de mesmo nome. E aqui destaca-se a localidades de Paraje Altamira.
Altamira, que passou a ser referida como uma indicação em 2013, após amplos estudos que permitiram definir claramente o perímetro de produção de vinhos de qualidade superior na região, tem o rio Tunuyán trabalhado em forma de canais artificiais que alimentam a maioria dos vinhedos locais, tanto os antigos, quanto as vinhas plantadas nos últimos anos. As altitudes em Paraje Altamira giram entre 1.000 e 1.100 metros acima do nível do mar e a paisagem é praticamente desértica, com solos arenosos e pedregosos, com bastante pedra calcária. Os tintos mostram, no palato, um caráter associado a violeta mais pronunciada, conseguindo aliar força (de um modo ímpar), com taninos cheios de textura e de grãos mais finos.
E foi em Pareja Altamira que, Susana Balbo a primeira mulher a se formar em enologia na Argentina, escolheu para plantar suas videiras de Cabernet Franc. Antes de iniciar sua própria vinícola, a primeira dama do vinho do vinho argentino, trabalhou em grandes vinícolas como a Catena Zapata, sem contar as inúmeras atividades como consultora tanto em empresas da própria Argentina quanto na Espanha, Chile, Itália, Brasil, Austrália e Estados Unidos.
Bagagem ultra reconhecida no mundo do vinho e que chancela a elaboração deste suculento BenMarco Cabernet Franc, que sai por menos de R$ 120 na compra de 4 garrafas ou mais:
Este é oriundo de uma seleção de vinhedos de Altamira, tudo de Cabernet Franc, plantados em solos pedregosos e ricos em cal. As notas de ervas estão bem presentes aqui, mas também há frutas vermelhas maduras e notas de compota. O compor tem uma base de taninos firmes e tensos, acompanhados de uma amável acidez. Foi envelhecido durante 11 meses em barricas de segundo uso e isso acrescentou especiarias a um vinho suculento e fluido.
Este exemplar recebeu 92 pontos pelo Guia Descorchados.