🍇Barbera. A queridinha do Piemonte | AD 92 pts.

A Barbera, ao lado do Barolo e do Barbaresco formam os três bes do Piemonte. Registros apontam que já era cultivada com esse mesmo nome na região de Asti, nas colinas de Monferrato no século 13. A uva Barbera é a variedade tinta mais plantada no Piemonte, e os vinhedos estão localizados principalmente em duas grandes áreas, que produzem os vinhos mais destacados desta uva, a região próxima à cidade de Alba (Barbera d'Alba) e Asti (Barbera d’Asti).

Tal como acontece com Nebbiolo, há uma polêmica sobre a melhor forma de vinificar a Barbera. Alguns defendem uma maceração mais longa e pouco estágio em carvalho, enquanto outros apostam num estilo mais redondo e acessível, suavizados pela maturação em barrica. Sendo naturalmente rico em acidez, a uva Barbera pode ser cultivada em climas mais quentes, e essa acidez complementa os sabores de cereja encontrados nos vinhos modernos como o Valmorena Barbera d'Asti.

O Valmorena Barbera D'Asti, produzido pela competente vinícola Marchesi Incisa della Rocchetta leva 100% Barbera, com estágio de parte do vinho em tanques de inox e parte em grandes tonéis de carvalho. Apresenta o caráter fresco e frutado da variedade, lembrando cerejas, além de notas especiadas, de ervas secas e florais. Gastronômico e gostoso de beber, tem acidez pronunciada, taninos macios e de boa textura e final longo e cativante.

A Revista ADEGA avaliou com AD 92 pontos este exemplar.