🍇A flecha certeira de Malbec, na Argentina.

Foi nas encostas de Vista Flores, no Vale do Uco, que duas famílias lendárias do vinho — Rothschild e Dassault — decidiram fincar raízes. E não por acaso. Ali, aos pés da Cordilheira dos Andes, os solos pedregosos, o clima seco e a grande amplitude térmica criam o terroir ideal para que a Malbec atinja sua expressão mais pura e vibrante.

Nascia o projeto Flechas de Los Andes, batizado em homenagem às cinco flechas que simbolizam a dinastia Rothschild. Localizado a 1.100 metros de altitude e irrigado por rios andinos, o local oferece condições excepcionais para a Malbec: 250 dias de sol por ano, grande variação térmica, solos aluviais com pedras e cascalho, e clima continental seco.

Os vinhos da vinícola seguem o conceito de Wine Estate: são elaborados exclusivamente a partir de um único vinhedo de 102 hectares, plantado em 1999 em 48 parcelas cuidadosamente manejadas. As práticas são sustentáveis e precisas — poda Guyot, irrigação por gotejamento e colheita manual — respeitando a pureza da uva e do meio ambiente. A vinificação tradicional, com transporte por gravidade, preserva a integridade dos frutos e do terroir.

E o Punta de Flechas Wine Estate Malbec é um dos resultados desse harmônico e brihante conjunto de fatores, um tinto de alma argentina e refinamento bordalês.

Tinto elaborado exclusivamente a partir de uvas Malbec, com estágio de 30% do vinho durante 12 meses em barricas de carvalho francês. Reflexo de um ano mais fresco e equilibrado, como o de 2021, mostra frutas vermelhas e negras, maduras no ponto certo, acompanhadas de notas florais, de ervas e de especiarias doces, que se confirmam na boca. Fluido e cativante, tem taninos firmes, vibrante acidez e final persistente e suculento, com toques de violetas, de amoras e de ameixas, que pedem uma segunda taça.

A Revista ADEGA concedeu AD 91 pts e o Guia Descorchados 90 pontos à este exemplar.