🍇 Novo conceito de Terroir | AD 94 Pontos

António Maçanita, ao lado de sua irmã, Joana, elabora vinho em Portugal Continental e também nos Açores e na Ilha da Madeira. Joana é escritora, autora do livro "Branco ou Tinto?". Suas pesquisas e seu trabalho já lhe rendeuos títulos de "Jovem Enóloga do Ano" e "Enóloga Revelação", além de ser professora em diversos cursos de gastronomia - uma expert quando o tema é harmonização. Determinada e apaixonada pelo que faz, também foi reconhecida em 2021 como uma das “100 Mulheres Mais Influentes de Portugal” pela destacada revista lusitana Sábado.

António Maçanita é um homem da ciência e produz muitos trabalhos científicos em Portugal e nos Estados Unidos. De sua autoria, na faculdade de Davis, na Califórnia, desenvolveu a inovadora tese "Métodos de fluxo gravitacional versus fluxo de bomba", onde defende a intervenção mínima nos vinhos e, "Combinação de eliminação de acidez volátil de osmose reversa e eletrodiálise", sobre a melhor conservação para os vinhos de grande guarda.

Perito em terroir, fez centenas de fotografias aéreas aplicadas às vinhas em Portugal, e abriu as portas para o “Novo conceito de Terroir”. Outra de suas teses.

Blend tinto composto a partir de 40% Sousão, 40% Touriga Nacional e 20% mistura de castas tradicionais do Douro, com fermentação espontânea e estágio de 14 meses, sendo 65% em barricas de carvalho (10% novas e 55% neutras) e 35% em cubas de aço inoxidável. Tenso e fresco, impressiona pela acidez elétrica e pelos taninos reativos e de grãos finos, que envolvem suas frutas vermelhas e negras maduras no ponto certo, conferindo fluidez e profundidade ao vinho. Nítido, preciso e sem nenhuma concessão a sensação de dulçor, tem final suculento e persistente, com toques terrosos, de violetas, de ervas, de especiarias, de ameixas, de amoras e de grafite.

Este exemplar da Maçanita recebeu AD 94 pts pela Revista ADEGA.