🍇 Pinot Noir de Borgonha, mineral e austero!

Santenay é uma comuna da Borgonha situada na extremidade sul da Côte de Beaune. Os vinhos de Santenay apresentam diferenças perceptíveis de acordo com a parte da denominação de onde vêm. As vinícolas formam uma dispersão de pequenos grupos e suntuosas vistas panorâmicas podem ser obtidas dos topos das colinas.

O status de AOC de Santenay foi instituído em 1937, a partir das vinhas que existiam nas redondezas do Moinho Sorine, um elemento importante da história desta comuna. A artista francesa Françoise Legrand, recentemente apresentou um óleo sobre tela retratando o Moinho, na galeria Agnès Michelin, em Châlon, na Côte d'Or.

O terroir de Santenay é formado por calcário acinzentado das colinas de até 350 metros. Mais abaixo na encosta, o predomínio é do calcário branco com uma camada de marga. Os vinhos da denominação são considerados minerais e frutados com taninos firmes.

Tinto elaborado com mínima intervenção com uvas Pinot Noir, advindas de vinhedos de mais de 45 anos, cultivados sob os preceitos da agricultura biológica e localizados na zona de Les Saunières, em Santenay. Não é utilizado SO2 durante todo o processo de vinificação e a fermentação acontece em cachos inteiros e sem adição de leveduras exógenas. Por fim, o vinho estagia durante 14 meses em barricas de carvalho francês. Fluido e muito gostoso de beber, esbanja frutas vermelhas acompanhadas de notas florais, de ervas secas e de especiarias doces. Mas, é na boca que merece atenção, com sua acidez pulsante, seus taninos firmes e de textura de giz e seu final tenso, preciso e persistente, com toques redutivos, sanguíneos, de groselhas, de cerejas, de violetas e de alcaçuz, que convidam a uma segunda taça.

Este Borgonha recebeu AD 94 pontos pela Revista ADEGA.

APROVEITE AGORA