🍇 Hoje é dia dela: Tannat, a uva que conquistou o mundo com alma uruguaia
A Tannat tem origens nobres. Foi nos sopés dos Pirineus franceses que ela começou sua história — potente, estruturada e aclamada até por reis. Mas foi na América do Sul que encontrou sua verdadeira identidade. No século XIX, algumas mudas chegaram ao Uruguai com o imigrante Pascual Harriague e, desde então, a Tannat floresceu como símbolo nacional.
E não é apenas seu perfil gustativo que impressiona — com taninos firmes, frescor notável e notas que evocam frutas negras, ervas e um toque sutil de especiarias. A Tannat é também uma das uvas mais ricas em polifenóis, substâncias antioxidantes que fazem bem ao coração. Estudos apontam que seus níveis chegam a ser três a quatro vezes maiores do que em outras variedades tintas.
A Bodega Garzón se tornou uma das vinícolas que dominou seu cultivo e trabalha a variedade com maestria e traz no Garzón Reserva Tannat uma interpretação menos austera e mais amável, tão característica dos Tannat da zona de Maldonado, no Uruguai.
Tinto elaborado exclusivamente a partir de uvas Tannat, com fermentação em cubas de cimento e posterior estágio entre 6 e 12 meses em tonéis de carvalho francês de 5 mil litros sem tostagem. Impressiona pela fluidez e pela nitidez de frutas vermelhas e negras, maduras no ponto certo, tudo equilibrado por acidez vibrante e taninos tensos e de grãos finos. Tem final carnudo e persistente, com toques florais, especiados, de ervas e de ameixas. Uma interpretação menos austera e mais amável, tão característica dos Tannat da zona de Maldonado, no Uruguai.
Este Best Buy recebeu AD 92 pts pela Revista ADEGA, 93 pontos pelo Guia Descorchados e 92 pontos pela inglêsa Decanter.