🍇 El Enemigo. O queridinho dos críticos
O terroir de Gualtallary, de onde vem este El Enemigo, fica num pequeno platô acidentado na área mais alta do Vale de Tupungato, em Mendoza, onde os índices indicam 330 dias de sol por ano.
O solo é perfeito para receber videiras, pois é pobre em matéria orgânica e rico em minerais e calcário rochoso. A combinação da altitude (que gera noites e manhãs frias), da luminosidade e do solo, geram uvas que resultam em vinhos intensos e elegantes, hoje em dia, considerados entre os melhores da região.
Gualtallary gera um Malbec mineral e profundo, e nessa localidade os raios U.V fazem as uvas desenvolverem defesas o que torna as videiras mais resistentes e os vinhos mais elegantes.
A premiada vinícola El Enemigo é o projeto conjunto de Alejandro Vigil, enólogo chefe de Catena Zapata, e de Adrianna Catena, filha mais nova de Nicolás Catena. Esse tinto elegante e estiloso mereceu nada menos que 93 pontos de Robert Parker na safra 2020 - excelente pontuação para um vinho dessa faixa de preço! Para o crítico, ele é "profundo, saboroso e repleto de camadas de fruta". Rico, concentrado e intenso, mas com um final de boca preciso e elegante, a safra também levou 94 pontos pelo Guia Descorchados e 93 por Robert Parker e James Suckling.