🍇 Douro: a região que transformou o vinho português.

Durante séculos, o mundo voltou os olhos ao Douro por um único motivo: o inigualável Vinho do Porto. As encostas íngremes que margeiam o rio, moldadas pelo esforço humano e recortadas por socalcos centenários, serviam a um propósito nobre — o de produzir as uvas que dariam origem ao mais célebre fortificado do planeta.

Mas algo extraordinário aconteceu nas últimas décadas. Portugal decidiu mostrar ao mundo que também sabia fazer grandes vinhos tranquilos. E foi no Douro, berço do Porto, que essa transformação brilhou com mais intensidade. Antigas quintas que antes vendiam uvas para as grandes casas resolveram criar seus próprios rótulos. O que era matéria-prima passou a ser obra-prima. Com castas autóctones como Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz e Sousão, o Douro revelou uma nova vocação: a de produzir vinhos tintos e brancos complexos, elegantes, cheios de identidade.

O solo de xisto, o clima quente e seco, as variações de altitude e a influência do rio formam um terroir vigoroso, difícil, mas altamente expressivo. E o resultado? Vinhos com alma duriense, que unem potência e finesse como poucas regiões no mundo conseguem.

Hoje, visitar o Douro é redescobrir Portugal. É navegar por um rio que conta histórias de tradição e reinvenção, de heranças preservadas e ousadias bem-vindas. E cada garrafa que chega até você é um convite a participar dessa jornada.

Tinto composto a partir de Touriga Franca e Touriga Nacional, com estágio de 12 meses, sendo parte em barris de carvalho francês e parte em tanques de aço inoxidável. Cativante nos aromas e franco nos sabores, mostra notas florais, de ervas e de especiarias doces envolvendo suas frutas vermelhas e negras maduras no ponto certo, tudo apoiado por acidez refrescante e taninos firmes e de grãos finos. Fluido e gostoso de beber, tem final persistente, com toques de amoras, de cassis, de violetas e de grafite.

Uma das melhores versões desse vinho provadas por ADEGA até o momento, este BestBuy recebeu AD 93 pontos pela Revista ADEGA.