🍇 Condado de Haza By Pesquera
A uva Tempranillo é um patrimônio espanhol sendo cultivada em todo território ibérico. Mas a uva gera vinhos muito diferentes, se compararmos, por exemplo, os leves e fluidos vinhos da Rioja, mais para o estilo de um Borgonha aos da Ribera del Duero, bem mais encorpados e escuros.
A Ribeira del Duero está num planalto repleto de colinas semiáridas entre Valladolid e Aranda, com uma extensão de 115 quilómetros, ao longo do rio Douro. O que torna os vinhos dessa região densos e encorpados tem a ver com a composição do solo (ardósia, xisto, rocha, argila e arenito) e a altitude média de 600 metros que pode chegar a 1000 metros, tem decisiva influência na maturação das uvas. Esse detalhe geográfico mantém as noites frescas e prolonga o processo de amadurecimento das uvas, e o solo influencia diretamente na formação de cor na casca das uvas.
Na Rioja o solo é mais calcário e arenoso e a altitude é mais baixa, na casa dos 300 metros em média. A colheita da uva Tempranillo começa a ser feita na Ribeira cerca de 15 dias depois do início na Rioja.
A propriedade Condado de Haza foi criada em 1997 segundo o modelo de Château de Bordeaux. Desde 1987, abrange cerca de 200 hectares de excelentes vinhas Tempranillo que crescem a mais de 800 metros de altitude em solos franco-arenosos. É daqui que vêm as uvas que dão origem ao Condado de Haza Crianza. O vinho Condado de Haza é uma das escolhas certas da Espanha. Trata-se de um tinto robusto e cheio de fruta, com a opulência e o toque sedoso característicos dos vinhos de Pesquera. Este clássico levou 93 pontos por James Suckling e 92 pontos pela Wine Enthusiast.