🍇 Chianti Orgânico com assinatura de Alberto Antonini.
A bela vila onde está Poggiotondo foi declarada patrimônio mundial da UNESCO em 2013. Hoje Cerreto Guidi, pertencente à província de Firenze, é um lugar autêntico no coração da Toscana, perto de Pisa, Lucca e Siena, a 40 km do mar Tirreno.
A área de altitude entre 220 e 350 metros, tem o solo pedregoso rico em alberese (pedras de origem calcária) e galestro (uma espécie de argila laminar). Essa composição aporta ao vinho uma notável mineralidade (algo esfumaçado), e é a mesma composição que se encontra em Montalcino. O solo 'galestro', nos diz que um dia já essa parte da Toscana já esteve sob o mar Tirreno.
A vinícola Poggiotondo é uma das mais prestigiadas propriedades da Toscana da atualidade. Dedicada ao cultivo orgânico e ao uso de leveduras indígenas na fermentação, a propriedade está localizada, na região de Chianti. O proprietário Alberto Antonini é um dos enólogos mais brilhantes e respeitados da Itália e foi considerado recentemente um dos 5 mais influentes enólogos consultores do mundo pela exigente revista inglesa Decanter. Além da sua própria vinícola, Antonini também presta consultorias para Bodegas Garzon, do Uruguai e Altos las Hormigas, da Argentina.
Corte tinto certificado orgânico composto de Sangiovese (85%), Canaiolo (10%) e Colorino (5%), com estágio de 50% do vinho em botti de carvalho (5.400 litros) durante 8 meses. Sempre consistente, essa é mais uma boa safra desse vinho, que mostra típicas notas florais, de ervas e de especiarias envolvendo suas frutas vermelhas, tudo sustentado por acidez vibrante e taninos firmes e reativos. Tem final suculento e persistente, com toques terrosos, de cerejas e de groselhas, que pedem a companhia de massas ao molho de tomate. Álcool 13,5%.
Este exemplar recebeu AD 91 pontos pela Revista ADEGA.