🍇 Carmen, um dos melhores tintos do mundo.
De um minúsculo vinhedo com pouco mais de 3 hectares e 66 anos de idade, no Alto Jahuel, chamado Carneros, saem as uvas que dão vida ao fabuloso vinho Carmen Gold. O exemplar da safra de 2018, composto de Cabernet Sauvignon, 91%, e Cabernet Franc, 9%, é um dos mais interessantes e bem feitos vinhos chilenos de todos os tempos. A sub-região de Alto Jehuel, no Alto Maipo, tem a reputação de produzir alguns dos melhores Cabernet Sauvignon do mundo, e o Carmen Gold Cabernet Sauvignon 2018, é um exemplo claro dessa afirmação.
A região de Alto Jehuel, localizada entre o sul da cidade de Santiago e norte do Vale de Colchagua, com a imponente cordilheira a leste, reproduz um clima mediterrânico com muitas semelhanças climáticas e geográficas (exceto pelo solo que é bem diferente), ao encontrado no Priorato e em Montalcino, na Toscana. O layout geográfico com um solo texturizado, profundo, de origem vulcânica, com mesclas de rochas antiquíssimas e calcário marinho irrigado por pequenos fios de água do degelo da cordilheira tem uma assinatura única. Terroir é isso. A soma de fatores inimitáveis condicionados a uma minúscula região.
Segundo Patrício Tapia, do Guia Descorchados, o vinho Carmen Gold Cabernet Sauvignon 2018, que no passado foi "um tinto concentrado e tânico, tornou-se um Cabernet muito mais domado, frutado e até floral". A enóloga Emily Faulconer reconhece que um dos principais motivos dessa mudança são as colheitas mais precoces em busca de mais frutas vermelhas e a extração bem mais suave que evita que os taninos tomem o protagonismo. "Trata-se de um vinho de grande complexidade, que combina notas de fruta com um irresistível toque floral. Um Cabernet Sauvignon de imensa longevidade", destacou também o Guia.
A safra de 2018 recebeu a incrível nota de 99 pontos pelo Guia Descorchados.