🍇 A alma de Rioja pulsa em Lanziego.
Rioja abriga alguns dos maiores ícones do vinho espanhol. De bodegas lendárias a rótulos que atravessam décadas com nobreza, a região é reverenciada por sua tradição e excelência. Mas, por trás desses grandes nomes, há vilarejos quase secretos, onde a alma do vinho se revela com delicadeza e autenticidade.
Um deles é Lanziego. Cercado por montanhas que protegem as vinhas do vento e com solos que misturam argila, cal e pedra, é ali que nasce uma das expressões mais puras do que Rioja pode ser. Longe dos holofotes das grandes bodegas e dos vinhos padronizados de longa guarda, Lanziego se tornou símbolo de uma revolução tranquila — que devolve protagonismo ao lugar, ao vinhedo, ao tempo e ao homem.
A nova classificação de Rioja, que hoje valoriza vinhedos singulares e vilarejos com identidade própria, trouxe à tona terroirs como o de Lanziego. Sua história e condições naturais sempre estiveram entrelaçadas à tradição local, mas raramente eram nomeadas. O que antes era apenas parte do “todo Rioja” agora brilha com nome próprio, sotaque próprio e alma própria.
Blend tinto composto a majoritariamente a partir de Tempranillo e pequenas partes de Graciano e Garnacha, com fermentação sem adição de leveduras exógenas e sem passagem por madeira, mas com estágio entre 6 e 7 meses em tanques de cimento. Mais uma grande edição desse vinho. Apresenta notas florais, de ervas e de especiarias doces envolvendo suas frutas lembrando ameixas, cerejas e groselhas, com seus taninos firmes e de textura de giz e sua refrescante acidez ditando as regras e aportando fluidez conjunto. Chama atenção pela nitidez, pelo equilíbrio e pela precisão. Verdadeiro lobo em pele de cordeiro! Aqui menos é muito mais.
Este BestBuy recebeu AD 93 pontos pela Revista ADEGA e 92 pontos por Robert Parker.

