🍇 170 anos e 98 Pontos. Murrieta.
A história da Marqués de Murrieta começa com o nascimento de Luciano Francisco Ramón Murrieta García Ortiz Lemoine, no Peru, numa família de comerciantes e navegadores de Vizcaya. Luciano, que viveu entre a Península Ibérica e a América do Sul, seguiu carreira militar, num período de grande inquietação política na Europa, guerras de independência nas Américas, e desenvolvimento tecnológico em todo o mundo, mas entraria para história com outro feito.
No ano de 1852, quando nascia na Catalunha o arquiteto Antoni Gaudí, e que no Brasil eram fundadas as cidades de Teresina, Mossoró, e São José do Rio Preto, Luciano de Murrieta fundava o que viria a ser uma das mais tradicionais e respeitadas vinícolas da Rioja e de toda a Espanha.
Tornado Marqués de Murrieta, em 1872, Luciano Murrieta adquiriu o terreno onde mandou construir o seu próprio castelo, o Château Ygay ou Castillo Ygay.
Quase dois séculos depois de sua fundação, a vinícola recebeu o prêmio internacional “Best of 2023” como a melhor vinícola do mundo na prestigiosa cerimônia organizada pela “Great Wine Capitals Global Network”, e sua enóloga, María Vargas, foi eleita a "Melhor enóloga do mundo" no "Women in Wine Spirits Awards 2021".
Tinto composto a partir de 80% Tempranillo, 9% Graciano, 9% Mazuelo, 2% Garnacha, com estágio de 27 meses em barricas de carvalho americano. Mais uma ótima edição desse vinho, que safra após safra se mostra mais preciso, nítido e refinado. Apresenta frutas vermelhas e negras maduras no ponto certo acompanhadas de notas florais, de ervas e de especiarias doces, que aparecem tanto no nariz quanto na boca, tudo apoiado por acidez refrescante e taninos firmes e de grãos finíssimos. Fluido e cativante, tem final persistente e cheio de camadas, com toques terrosos, florais, de cerejas, de groselhas, de grafite e de alcaçuz.
Este Gran Reserva recebeu AD 95 pontos pela Revista ADEGA, 98 pontos de James Suckling e 94 pontos de Robert Parker.