🍷 Syrah de 100 pontos.
A Syrah é uva nobre do vale do Rhône, na França, usada pura em denominações como Côte Rôtie, Hermitage e Cornas, ou em blends em Châteauneuf-du-pape, Gigondas, Saint Joseph e Côtes du Rhône. A França provavelmente é sua terra natal, embora alguns provadores preferiram associá-la à região homônima do Irã, famosa pelos tapetes e pelo perfume, mas isso é outra história.
Sua casca é rica em cor e taninos e sua polpa tem muito açúcar, o que torna seus vinhos encorpados, de bom teor alcoólico e perfeitos para a guarda. Os mais densos chegam a envelhecer por décadas, caso do Cornas e dos melhores Côte Rôtie, mas também geram vinhos adoráveis, de coloração rubi purpúreo sedutor e de aromas fragrantes que nos lembram compota de frutas, como os exemplares advindos do Chile.
Em Apalta, sub-região do Vale do Colchagua, região de céu sempre brilhante, a Syrah gera um vinho negro, de aroma a compota de fruta, menta, chocolate, de sabor profundo e que rima perfeitamente a madeira nova. Em boca os melhores exemplares são aveludados, concentrados, com acidez viva e sabor envolvente.
Ao dar 100 pontos a este exemplar, James Suckling disse, "Eu nunca senti aromas de um vinho como este. Os aromas cativantes são incríveis, com lavanda, sálvia, amoras, alcatrão, pimenta e alcaçuz preto. Encorpado com super taninos que se espalham e acariciam o paladar. É etéreo e infinito. Um syrah puro dos proprietários do Clos Apalta, de vinhedos de montanha, e pouco mais de 6.000 garrafas feitas. Tente dar a ele quatro ou cinco anos de idade na garrafa. Melhor depois de 2028.
Poderoso e intenso, é o primeiro Syrah chileno a levar 100 pontos.