🍷 Rothschild do Chile. Escudo Rojo | AD 92 pts.
A tradicional família Rothschild, de Bordeaux, é quem elabora, no Chile, o elegante Escudo Rojo Gran Reserva Blend. As uvas que compõem o corte vêm de pequenos vinhedos localizados no Vale do Maipo e Colchagua. As uvas Cabernet Sauvignon, Carmenère, Syrah, Petit Verdot e Cabernet Franc, reúnem qualidades muito diferentes entre si, mas se combinadas corretamente geram um vinho muito harmonioso.
De todas as uvas usadas neste assemblage, só a Syrah é de fora de Bordeaux, do Vale do Rhône, onde produz os vinhos Hermitage e Châteauneuf-du-Pape, por exemplo. Maipo e Colchagua são regiões fronteiriças, e possuem similaridades de clima, embora o solo seja um pouco diferente, mais vulcânico e pedregoso no Maipo e mais aluvial e calcário no Colchagua, e ambas regiões dependem de irrigação das águas do degelo da Cordilheira para hidratar os vinhedos. A combinação dessas duas denominações, Colchagua e Maipo, e dessas cinco uvas - cuja composição pode variar de ano para ano - formam um vinho que realmente vale a pena ter na adega.
Tinto composto de 39% Cabernet Sauvignon, 39% Carménère, 0% Syrah, 7% Petit Verdot e 6% Cabernet Franc, com estágio de 12 meses em barricas usadas de carvalho francês, maioria usadas. Sedutor nos aromas e franco nos sabores, mostra frutas vermelhas e negras, maduras no ponto certo, escoltadas por notas florais, de ervas e de especiarias doces, que se confirmam no palato. Tem acidez refrescante, taninos de grãos finos e final fluido e persistente, com toques mentolados, de amoras, de ameixas e de alcaçuz.
Este safra recebeu AD 92 pontos pela Revista ADEGA e 92 pontos pelo Guia Descorchados.