🍷 Elegante expressão do Rhône Norte | AD 93 pts
Crozes-Hermitage se estende em torno da vila de Hermitage, numa das margens do rio Rhône onde há inúmeras colinas de granito, encostas, de calcário e solos de argila vermelha.
A história de Crozes-Hermitage remonta aos anos 1700, quando o vinho de Larnage, uma vila na denominação, começou a ser exportado para a Inglaterra. Na época, o vinho era mais conhecido como Vin de Mure, e no final dos anos 1800, os vinhos de Crozes-Hermitage já eram os mais famosos do Rhône do Norte, depois de Hermitage e Côte Rôtie. A denominação foi oficialmente criada em 1937 e expandida em tamanho em 1952.
Crozes-Hermitage tem um clima continental que difere da região sul, que tem um clima mais mediterrâneo. Os invernos são úmidos e marcados pelo vento mistral frios que podem durar até a primavera. A denominação é bastante grande para os padrões do norte do Rhône, com seus 1.238 hectares representando aproximadamente metade dos 2.400 hectares de toda a região.
Tinto composto a partir de Grenache e Syrah, com estágio de 12 meses parte em concreto e parte em barricas de carvalho francês (15%). Uma versão tensa, fluida e fresca desse vinho, que esbanja frutas vermelhas e negras, seguidas de notas florais, de ervas e de especiarias picantes, que aparecem tanto no nariz quanto na boca, tudo sustentado por acidez vibrante e taninos tensos e de grãos finos. Tem final preciso e refinado, com toques de amoras, de ameixas e de pimenta negra.
Este ótimo vinho da Maison Chapoutier recebeu AD 93 pontos pela revista ADEGA, e 91 pontos de James Suckling.