🍇Barolo, o rei dos vinhos e o vinho dos reis.

Situado no noroeste da Itália, o Piemonte faz fronteira com a França e a Suíça, e está cercado por montanhas em três lados - os Alpes no norte e oeste e os Apeninos no sul. A maior concentração de vinhedos está nas colinas de Langhe e Monferrato, de onde saem os vinhos considerados os mais elegantes da Itália, comparáveis aos Borgonhas e Bordeaux em finesse e qualidade.

O que torna essa região tão especial? Duas palavras: solo tortoniano.

O solo tortoniano é encontrado principalmente nas comunas de Barolo e La Morra, com idade aproximada de 7 a 11 milhões de anos, quando o Piemonte estava coberto pelo mar. Este solo de tonalidade azulada é rico em magnésio e manganês. Inclui também argila combinada com areia e calcário. Isto proporciona Barolos perfumados e elegantes, pois as videiras de Nebbiolo atingem o subsolo, e se alimentam de um rico material não encontrado em nenhum outro lugar do mundo. Essa característica única torna o vinho Barolo inigualável, e a uva Nebbiolo jamais dará os mesmos resultados em nenhum outro terroir do planeta.

Neste que é um dos mais louvados terroirs do mundo, Gianni Gagliardo produz seus vinhos desde os anos 1970, numa propriedade que pertence à família desde meados do século 19.

Tinto elaborado exclusivamente a partir de uvas Nebbiolo, advindas de La Morra, Monforte, Serralunga, Barolo e Verduno, com estágio de 24 meses em carvalho, sendo os primeiros 6 meses em barricas e o restante em botti de 35 hl. Bem feito em seu estilo velha guarda, mostra notas florais, terrosas, de tabaco e de especiarias doces envolvendo suas frutas vermelhas maduras e em compota, que se confirmam no palato. Estruturado e refinado, tem acidez refrescante, taninos firmes e de textura de giz e final cheio e longo, com toques de couro, de tabaco e de cerejas. Está ótimo agora, mas tem tudo para ficar ainda melhor nos próximos 10 anos.

Este Barolo recebeu AD 93 pts pela Revista ADEGA, 93 pontos por James Suckling e 92 pontos pela Wine Spactator.