🍇 Oitava maravilha do mundo do vinho.

O terroir de Apalta foi elevado à categoria Denominação de Origem (D.O) em 2018, e é de onde sai alguns dos vinhos mais renomados e premiados internacionalmente do Chile hoje em dia. Menos de 10 vinícolas têm o privilégio de possuir seus próprios vinhedos neste lugar mítico.

Os solos aluviais de Apalta são compostos por parcelas arenosas, argilosas, e com solos mais graníticos nas encostas. Esses solos de baixa fertilidade são excelentes para a viticultura e dão à região seu nome, “apalta”, que significa algo como "terreno ruim para plantio" num dos dialetos indígenas chilenos.

Localizado dentro do Vale de Colchagua, é considerado por muitos como o mais importante terroir para vinhos tintos do Chile, com similaridade ao terroir de Hermitage, na França. Ambas as regiões possuem solo granítico com a mesma idade e composição química.

Tinto elaborado exclusivamente a partir de uvas Cabernet Sauvignon, cultivadas sob os preceitos da agricultura orgânica e biodinâmica, advindas da Parcela 8 do vinhedo da Lapostolle em Apalta, com fermentação em balseiros de carvalho francês de 75 hl e, posterior, estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês, sendo 93% novas. Grata surpresa! Austero nos aromas e nos sabores, mostra frutas vermelhas e negras maduras seguidas de notas florais, de ervas e de especiarias, que se confirmam no palato. Estruturado, tem acidez vibrante, taninos firmes e de textura arenosa, que trazem profundidade ao conjunto e fluidez ao vinho. Seu final é persistente e suculento, com toques terrosos, de cassis, de grafite e de alcaçuz. Paciência com ele na taça ou na garrafa, pois ainda está jovem e tem tudo para ficar ainda melhor nos próximos 15 anos. O volume de 15% de álcool passam batido a cada gole.

Este blockbuster chileno foi ranqueado com AD 95 pontos pela equipe da Revista Adega e 97 por James Suckling.