đ Mr. Terroir e sua Borgonha em Itata.
Pedro Parra Ă© atualmente uma das principais figuras do mundo do vinho. Altamente reputado pela imprensa internacional por seu constante esforço em trazer uma nova visĂŁo para a indĂșstria, Ă© um dos mais importantes especialista em viticultura. Conhecimento que lhe rendeu o apelido de âMr. Terroirâ.
Nascido na cidade de ConcepciĂłn, no sul do Chile, começou a se interessar pelo mundo do vinho em 1997, quando conseguiu uma bolsa de estudo na Universidade de Montpellier, o que desabrochou sua atenção pelos tipos de solos. Em seu regresso ao Chile, foi considerado um "louco" por grandes nomes da enologia local e com poucas oportunidades no paĂs, foi para a França, onde fez doutorado e se tornou PhD em solos pelo Centro de Agricultura de Paris. Hoje, alĂ©m de consultor de diversas marcas de prestĂgio no mundo, possui seu projeto pessoal no fresco Vale de Itata.
Segundo ele, demorou para que tivesse orgulho de seus vinhos â feitos em sua âBorgonha em Itataâ â e os colocasse Ă venda. Trabalhando principalmente com seis castas que melhor se adaptaram ao terroir chileno: Malbec, Syrah, Cinsault, Carignan, Pais e CarmĂ©nĂšre ele explica um dos pilares de seu negĂłcio, o sistema que ele chama de holĂstico.
>>Veja a entrevista na integra concedida a Revista ADEGA.
O conceito Ă© novidade e o mesmo traz esta definição: âHolĂstico Ă© partir de uma rocha e terminar sabendo exatamente em qual restaurante quero ter meus vinhos. Todo o ciclo do vinho. Isso me encanta. Fui me transformando com o tempo nesse tipo de pessoa que orienta todo o processoâ.
Tinto elaborado a partir de uma seleção de uvas Cinsault advindas de vinhedos entre 45 e 88 anos, plantados nas montanhas de solos granĂticos de Guarilihue Alto, em de Itata, com fermentação em tiinas de carvalho, sem adição de leveduras exĂłgenas (100% em cachos inteiros) e estĂĄgio de 12 meses em tonĂ©is tambĂ©m de carvalho. Mais uma Ăłtima edição desse vinho, que esbanja frutas vermelhas maduras no ponto certo acompanhadas de notas florais, de ervas e de especiarias, com seus taninos firmes e tensos e sua refrescante acidez ditando as regras. Fluido, nĂtido e preciso, tem final cativante e persistente, com toques redutivos, terrosos, de cerejas e de groselhas. Uma Ăłtima porta de entrada aos fantĂĄsticos Cinsault de Itata, sob a Ăłtica do talentoso Pedro Parra.
Este exemplar recebeu AD 93 pts pela Revista ADEGA e 92 pts por Robert Parker.