🍇 Mr. Terroir e sua Borgonha em Itata.

Pedro Parra Ă© atualmente uma das principais figuras do mundo do vinho. Altamente reputado pela imprensa internacional por seu constante esforço em trazer uma nova visĂŁo para a indĂșstria, Ă© um dos mais importantes especialista em viticultura. Conhecimento que lhe rendeu o apelido de “Mr. Terroir”.

Nascido na cidade de Concepción, no sul do Chile, começou a se interessar pelo mundo do vinho em 1997, quando conseguiu uma bolsa de estudo na Universidade de Montpellier, o que desabrochou sua atenção pelos tipos de solos. Em seu regresso ao Chile, foi considerado um "louco" por grandes nomes da enologia local e com poucas oportunidades no país, foi para a França, onde fez doutorado e se tornou PhD em solos pelo Centro de Agricultura de Paris. Hoje, além de consultor de diversas marcas de prestígio no mundo, possui seu projeto pessoal no fresco Vale de Itata.

Segundo ele, demorou para que tivesse orgulho de seus vinhos – feitos em sua “Borgonha em Itata” – e os colocasse Ă  venda. Trabalhando principalmente com seis castas que melhor se adaptaram ao terroir chileno: Malbec, Syrah, Cinsault, Carignan, Pais e CarmĂ©nĂšre ele explica um dos pilares de seu negĂłcio, o sistema que ele chama de holĂ­stico.

>>Veja a entrevista na integra concedida a Revista ADEGA.

O conceito Ă© novidade e o mesmo traz esta definição: “HolĂ­stico Ă© partir de uma rocha e terminar sabendo exatamente em qual restaurante quero ter meus vinhos. Todo o ciclo do vinho. Isso me encanta. Fui me transformando com o tempo nesse tipo de pessoa que orienta todo o processo”.

Eu Quero

Tinto elaborado a partir de uma seleção de uvas Cinsault advindas de vinhedos entre 45 e 88 anos, plantados nas montanhas de solos graníticos de Guarilihue Alto, em de Itata, com fermentação em tiinas de carvalho, sem adição de leveduras exógenas (100% em cachos inteiros) e estågio de 12 meses em tonéis também de carvalho. Mais uma ótima edição desse vinho, que esbanja frutas vermelhas maduras no ponto certo acompanhadas de notas florais, de ervas e de especiarias, com seus taninos firmes e tensos e sua refrescante acidez ditando as regras. Fluido, nítido e preciso, tem final cativante e persistente, com toques redutivos, terrosos, de cerejas e de groselhas. Uma ótima porta de entrada aos fantåsticos Cinsault de Itata, sob a ótica do talentoso Pedro Parra.

Este exemplar recebeu AD 93 pts pela Revista ADEGA e 92 pts por Robert Parker.

APROVEITE AGORA