🍇 Catena Malbec, elegância e profundidade.

Em 1853, no mês de abril, chegaram as primeiras cepas da uva Malbec à Argentina, originária do Cahors, região francesa que fica próxima de Bordeaux. A uva tem parentesco com a Cabernet Franc, com a Cabernet Sauvignon e com a Merlot, e tem os aromas das duas primeiras e o sabor macio e redondo da Merlot.

A uva entrega vinho de coloração profunda, rica em aromas e sabores frutados, com uma textura aveludada. Por mais de um século foi cultivada em Luján de Cuyo, nos arredores da cidade de Mendoza, mas seu cultivo se expandiu para terroirs desafiantes como Altamira e Gualtallary, de onde saem hoje alguns dos melhores tintos argentinos.

A Catena, fundada em 1902 pelo imigrante italiano Nicola Catena foi eleita “Melhor Vinícola do Mundo", em 2023, pela World 's Best Vineyards, o Oscar do vinho, e produz alguns dos melhores vinhos da Argentina.

Este é o tinto que mostrou ao mundo o potencial da casta Malbec para originar vinhos de classe mundial. Oriundo de três vinhedos diferentes: Lunlunta, a 920 m de elevação, de composição aluvial. El Cepillo, a 1.090 m de altitude, de solo franco-arenoso com espessas camadas calcárias e rochas arredondadas no fundo; e Gualtallary, a 1.450 m de elevação. O solo de cascalho e calcário tem rochas arredondadas no fundo.

A safra de 2022 conquistou 92 pontos de James Suckling.